Aprenda a programar MySQL gratuitamente

postado em: Ferramentas | Comments

Olá pessoal! Hoje vou apresentar para vocês um site muito bom que ensina a programar em diversas linguagens e data bases, e lógico que um destes databases é o MySQL!

Hoje em dia, mesmo quem é de infra precisa saber ao menos o básico de programação para poder automatizar o seu ambiente. Seja em Shell, PowerShell, Python, Perl, .Net ou Node.JS, o importante é poder utilizar estas linguagens para facilitar a vida do SysAdmin e DBA. O problema é que muitas vezes as documentações são complexas e chatas de serem estudadas, sem falar que muitas vezes precisamos instalar o compilador da linguagem na nossa máquina, o que nos faz ainda mais perder a vontade de tentar algo novo no mundo DEV e por fim diminuindo as nossas chances de ter um ambiente mais independente.

É muito chato você ter que fazer todo o dia um procedimento, que pode ser automatizado. Além de desmotivar, isso nos toma tempo e consequentemente dinheiro. Quantas vezes você já parou e pensou: “Nossa, preciso coletar esta informação de novo?!”? Se você se faz esta pergunta frequentemente, está na hora de começar a automatizar o seu sistema e tentar criar algo que seja totalmente independente, sem ter que ficar acessando servidores e realizando procedimentos chatos e repetitivos. Assim conseguimos focar melhor em nossos projetos principais.

Tendo isto em mente, comecei uma busca por boas documentações e alguns compiladores que sejam online, acabei descobrindo um site que contém tanto uma documentação muito boa e de fácil compreensão quanto disponibiliza os compiladores de forma online. O site que vou apresentar para vocês é o TutorialsPoint.

tutorialspoint

Todas documentações são gratuitas e o repositório deles é muito grande. Na parte de Databases, existem diversas opções de bancos e claro que eu encontrei o MySQL lá. “Learn MySQL“, este é o título do tutorial que contém mais de 30 tópicos sobre o desenvolvimento com o MySQL, que vai desde a criação de uma tabela até o SQL Injection. Além da documentação ser muito boa, o site é totalmente em inglês. Se você pretende praticar o idioma, é mais um bom motivo para acessar e começar a aprender.

No site também existe as Dev Tools “Frquently use Tools for Sosftware’s Professionals”. Dentre estas ferramentas estão: Image Optimizer, Minifier para SQL, CSS, JavaScript, XML e Json, além de PHP Formatter e outras diversas ferramentas que serão muito úteis na hora de programar os seus scripts.

Allan Moraes

Allan Moraes é gaúcho e entusiasta open source. Trabalha em uma Startup com foco em Plataforma como Serviço (PaaS), é especialista em MySQL, High Availability e High Scalability Architecture.