Instalando o MySQL

postado em: Tutoriais | Comments

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estarei instalando o MySQL com vocês e mostrando como fazer as configurações básicas deste SGBD tão utilizado no mundo.

Primeiramente baixe o repositório oficial do MySQL neste link. Você encontrará os repositórios para Yum, APT e Suse. Neste tutorial vamos utilizar o repositório Yum para o CentOS 7. Vamos baixar com o comando wget:

[[email protected] ~]# wget http://repo.mysql.com/mysql-community-release-el7-5.noarch.rpm

Com o .rpm em seu servidor, vamos instalar com o comando yum.

[[email protected] ~]# yum install mysql-community-release-el7-5.noarch.rpm

Com o repositório instalado vamos instalar o MySQL em nosso servidor. Estaremos instalando as bibliotecas do MySQL, o client para nos conectarmos localmente e o servidor em sí. Para isto, execute o comando:

[[email protected] ~]# yum install mysql mysql-community-client mysql-community-libs mysql-community-server

Após a instalação basta acessar o seu MySQL com o usuário root sem senha.

[[email protected] ~]# mysql -uroot

O arquivo de configuração do MySQL na versão Community fica em /etc/my.cnf. Caso você vá efetuar alguma alteração, não esqueça de efetuar um backup do arquivo.

Com o MySQL instalando, podemos agora partir para as configurações de segurança e de performance do seu servidor que são tão importantes para colocar o serviço em produção e que mostrarei nos próximos posts aqui no blog.

Allan Moraes é gaúcho e entusiasta open source. Trabalha em uma Startup com foco em Plataforma como Serviço (PaaS), é especialista em MySQL, High Availability e High Scalability Architecture.