O que é MySQL?

postado em: Dúvidas | Comments

E ai pessoal!

Hoje eu vou falar um pouco sobre o MySQL, o que é, sua história e quem usa. Boa leitura!

O que é o MySQL?

Nada mais é do que um SGBD – Veja aqui o que é um SGBD – relacional, open source que utiliza linguagem SQL como interface. Além de fornecer banco de dados, é possível fazer replicação de dados e colocar diversos servidores em cluster, conseguindo trabalhar com servidores apenas para escrita e apenas para leitura. Também possui serviços de firewall e um client para conexão e administração com interface gráfica.

Sua História.

Este SGBD foi criado na Suécia por suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael “Monty” Widenius, que têm trabalhado juntos desde a década de 1980.

No dia 16 de Janeiro de 2008, a MySQL AB, desenvolvedora do SGBD foi adquirida pela Sun Microsystems, por US$ 1 bilhão, um preço jamais visto no setor de licenças livres. No dia 20 de Abril de 2009, foi anunciado que a Oracle compraria a Sun Microsystems e todos os seus produtos, incluindo o MySQL. Após investigações da Comissão Europeia sobre a aquisição para evitar formação de monopólios no mercado a compra foi autorizada e hoje a Sun faz parte da Oracle.

Quem usa?

Além das diversas aplicações em PHP e gerenciadores de CMS que utilizam o MySQL, existem grandes empresas que o tem como SGBD principal dos seus sistemas, são elas: YouTube, Facebook, Google, Cisco, Adobe e outras diversas empresas. Para conferir a lista completa clique aqui.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o MySQL, que tal criar um lab e começar a expandir os seus conhecimentos e se tornar um DBA?

Allan Moraes é gaúcho e entusiasta open source. Trabalha em uma Startup com foco em Plataforma como Serviço (PaaS), é especialista em MySQL, High Availability e High Scalability Architecture.