O que é um SGBD?

postado em: Dúvidas | Comments

Na maioria dos sistemas de hoje em dia é necessário o armazenamento de dados em um local seguro e confiável. Hoje em dia podemos dizer que um banco de dados é o coração de uma aplicação ou sistema. Além de facilitar o desenvolvimento é com este banco de dados que podemos tomar as decisões de negócio de uma empresa ou melhorar a experiência do usuário na hora de uma compra ou preenchimento de um formulário para que não precise digitar todas estas informações novamente.

Mas, e se perdermos o banco de dados? Ou se ele for roubado? Precisamos ter um sistema de gerenciamento que tenha controle de usuários, controle de dados a serem inseridos no banco e gravados no disco e que faça isso tudo com uma alta performance para que não prejudique o desenvolvedor e o usuário final.

Tudo isso pode é feito pelo SGBD!

 

Definição de SGBD

"Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) – do inglês Data Base Management System (DBMS) – é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs (Application Programming Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language).
 Fonte: Wikipédia"

Tudo que fazemos passa pelo SGBD. A criação de um usuário, as permissões e formas de acesso que este usuário terá, uma criação de um banco de dados, a criação de uma tabela, um INSERT, UPDATE, DELETE ou um SELECT. É o SGBD que irá gravar os dados no disco, colocar os dados mais acessados em memória, criptografar dados e fazer a ligação de dados e metadados e inclusive disponibilizar uma interface para acesso externo. Sem o SGBD você não conseguiria trabalhar com um banco de dados.

Mas o MySQL, MS SQL Server, PostgreSQL, Oracle e outros. Eles são banco de dados? É comum falarem que são banco de dados, mas na realidade são SGBDs. Eles gerenciam e fornecem banco de dados. Cada com com as suas diferenças mas todos com linguagem SQL.

Agora você já sabe o que é um SGBD e o que ele faz!

Allan Moraes

Allan Moraes é gaúcho e entusiasta open source. Trabalha em uma Startup com foco em Plataforma como Serviço (PaaS), é especialista em MySQL, High Availability e High Scalability Architecture.