Três vezes mais rápido: MySQL 5.7!

postado em: Novidades | Comments

Para a nossa alegria a Oracle anunciou a disponibilidade mundial do MySQL 5.7, a última versão da base de dados open source mais popular do mercado. A nova versão oferece níveis de desempenho, escalabilidade e gestão sem precedentes; reforça as funcionalidades NoSQL com suporte JSON e MySQL Router, aumentando desta forma a facilidade de ligação das aplicações às várias bases de dados MySQL.

mysql_15

 

Já faz um tempo que eu estou no aguardo desta versão do SGBD. Não só por todas melhorias em performance e segurança que automaticamente viriam mas também por uma nova feature que facilitará muito aqueles que assim como eu trabalham com MySQL em ambientes em HA. Agora a replicação conta com a facilidade de multi-source, ou seja, um servidor consegue buscar em mais de um servidor os dados a serem replicados. Isso abre as portas para criarmos clusters com servidores somente escrita e outros somente leitura sem a necessidade de grandes configurações.

Veja aqui algumas novidades:

  • Suporte JSON usando um formato binário nativo para o processamento e armazenamento eficiente;
  • Replicação Multi-source o que permite um slave receber transações de várias fontes simultaneamente;
  • GIS Spatial Extensions para aplicações móveis e serviços baseados em localização;

Para ver a lista completa e ter mais informações sobre a nova versão, acesse o site do MySQL. Agora os que nos resta é criar um lab e testar estas novas features e melhorias.

Allan Moraes

Allan Moraes é gaúcho e entusiasta open source. Trabalha em uma Startup com foco em Plataforma como Serviço (PaaS), é especialista em MySQL, High Availability e High Scalability Architecture.