Ferramentas online para testar o seu MySQL

postado em: Ferramentas | Comments

Quem nunca precisou testar uma query, um setup novo no seu MySQL ou alguma automação, mas não tinha um ambiente? Muitas vezes eu precisei criar um ambiente novo para testar um setup, e sempre gerava dor de cabeça! Sem falar que quem aqui nunca teve o ambiente de testes excluído ou desligado? Que você só se deu conta quando precisou, mas, e os confs, scripts, querys e tudo que tinha no ambiente? Se foi excluído, você terá retrabalho e atrasará o projeto.

Pensando nisso, eu trago pra vocês hoje, duas opções para criar e fazer os testes em ambientes leves, fáceis de criar e que não demandam uso de infraestrutura local. Sem falar que se você tem curiosidade em trabalhar com Docker e Git, esta é a chance para os estudos. E para os estudos de Docker, nada melhor do que ler o melhor e maior blog de Docker do Brasil, o Mundo Docker! Lá você vai encontrar diversos tutoriais e artigos que vão lhe ajudar, certamente! Agora, se você quer aprender a usar o Git, basta usar a ferramenta online do Github Try Git. Veja que se você quer aprender, não precisa gastar com infraestrutura, basta ter força de vontade, já que temos tudo online.

 

SQL Fiddle

 

Começo apresentando para vocês o SQL Fiddle, uma ferramenta online onde você testar suas querys, e não só de MySQL, mas lá você pode testar os seguintes SGBD:

  • MySQL 5.6
  • Oracle 11g R2
  • PostgreSQL 9.6 e 9.3
  • SQLite (WebSQL e SQL.js)
  • MS SQL Server 2014

No site, você cria a tabela a insere os dados na tabela, no campo esquerdo, você testa a query. Consegue ver tempo de execução da query, resultado e o execution plan. Você pode fazer o dump das suas tabelas do MySQL, colar no campo esquerdo e recriar toda suas estrutura necessária.

 

Play with Docker

 

O play-with-docker é um sandbox que você pode criar até 5 servidores com o sistema operacional Alpine e o Docker instalado. A sandbox possui algumas limitações como:

  • Não pode criar mais do que 5 servidores
  • Eles só liberam as portas que você expõem no contêiner para o acesso externo
  • Você precisar usar um Git para poder subir seus arquivos de forma fácil

Dentro disso, você consegue subir qualquer tipo de container. Pode testar cluster de MySQL, igual o post que eu fiz, falando de Como escalar o MySQL com Docker.

 

É isso pessoal! Espero que tenham gostado destas duas dicas e que estas ferramentas os ajude nos testes e estudos.

Allan Moraes

Allan Moraes é gaúcho e entusiasta open source. Trabalha em uma Startup com foco em Plataforma como Serviço (PaaS), é especialista em MySQL, High Availability e High Scalability Architecture.